Com a facilidade de obter-se novas informações e com o acesso aos meios de comunicação cada vez mais dinâmicos e rápidos e com muitos concorrentes em diversas áreas, os profissionais de comunicação estão usando o que relativamente nos parece novo e que chamamos de Marketing Viral , mas antes de falarmos sobre, você sabe o que realmente significa Marketing? Marketing é todo o processo que envolve desde a idéia inicial de um bem ou produto até sua transferência ao consumidor, bem como a administração do relacionamento com o mesmo, de modo que beneficie todos os envolvidos.
Agora que você já sabe o que Marketing é podemos dar continuidade e como foi dito anteriormente, Marketing Viral é uma das ferramentas relativamente novas que estão em voga no momento, mas de onde vem essa idéia? Bem é simples, é fazer com que uma marca, produto ou serviço, seja divulgado espontaneamente pelas pessoas, de modo que elas nem se dêem conta, como um vírus, que passamos sem perceber. É baseado no princípio de “Astrofurting” que são ações políticas ou publicitárias que tentam criar a impressão de que são movimentos espontâneos e populares, assim o rumor de um novo produto ou serviço é gerado de forma quase imperceptível. Nada mais é que a nossa velha e conhecida propaganda boca-a-boca só que englobando o mundo virtual. Marketing viral ou publicidade viral tende a explorar canais de relacionamentos já existentes pois facilita o sucesso de divulgação.Os pontos positivos desse tipo de estratégia publicitária e que levaram à sua crescente utilização são:
- relação custo benefício, já que em vista de outras ferramentas virtuais, seu custo é baixo e sua propagação é alta;
- confiabilidade, pois tendemos muito mais a confiar em algo que nos é indicado por pessoas de nosso convívio do que as indicações de pessoas desconhecidas.
Mas como em todo do tipo de ferramenta de marketing, é necessário serem adotadas estratégias corretas para cada tipo de campanha, e deve-se planejar a facilidade de sua propagação, com a utilização de canais já existentes e gratuitos, e o mais importante de tudo é ter em mente que deve-se, acima de tudo, envolver o público alvo, pois somente assim o sucesso será obtido. Os meio de utilização são inúmeros, então segue alguns das mais habituais:
Redes sociais:
São de suma importância pois oferecem interação com usuários, divulgação de conteúdo e prendem a atenção do público. A exemplo disso, temos a emissora de televisão Rede Globo que no ano de 2007 promoveu a festa de lançamento da novela Sete Pecados para o mundo virtual utilizando o Second Life.
As redes sociais de maior popularidade são:
- Orkut;
- Twiter;
- Second Life;
- Facebook;
- Fickr; entre outros.
Possibilitam a inserção de campanhas inteiras de vídeos virais em capítulos, para que o internauta possa acompanhar e até mesmo aproveitar um assunto em alta, uma crítica feita ao produto ou qualquer outro tipo de ocasião para transformar oportunidades em divulgação, bem como fez a EA Sports, que transformou um bug de um game de golfe, postado por um usuário no Youtube, em uma forma positiva de chamar a atenção.
Temos como canais de compartilhamento de vídeo:
- Youtube;
- Google Videos ;
- Yahoo! Vídeo, entre outros.
O serviço de mensagens instantâneas ICQ (antecessor do Messenger, mas pouco utilizado atualmente) também promoveu ações de marketing viral, pois era tão inovador e instigante que seus usuários espontaneamente convidavam outras pessoas a baixar o software para uso. Assim nessa mesma linha, só que mais aperfeiçoados, e agora englobando propagandas visíveis, temos:
- Messenger;
- Google talk;
- Yahoo talk, etc.
Um exemplo não tão distante e bem sucedido é o Hotmail, pois todo e-mail enviado por seus usuários, em seu rodapé existia um link de convite para assinar o serviço.
Os domínios de hospedagem de e-mail gratuitos são inúmeros pelo mundo todo, assim seguem os mais usados:
- Gmail;
- Yahoo;
- Hotmail.
Por último mas não menos importante que todos os acima citados, temos os Blogs e Hotsites, que geralmente falam sobre um determinado produto ou conceito de modo claro e objetivo.
Assim concluímos que temos como ferramentas propulsoras os serviços livres e gratuitos que facilitam o aumento substancial no sucesso de divulgação, pois qualquer uma das opções acima podem conter propaganda e mensagens.Via de regra, as empresas que entenderem que a mensagem recebida é um produto comprado e uma forma de divulgação espontânea, certamente terão sucesso imediato e estarão aptas a explorar a vastidão e potencialidade do marketing viral.
Fontes:www.claudiotorres.com.br
pt.wikipedia.org
Um comentário:
entao se um amigo chega e diz que o café da manha no MacDonald´s é uma delicia, isto é marketing viral?
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